×
Fale agora com
um atendente.
Fale agora com um atendente
Como as cores das roupas influenciam no ambiente de trabalho

Como as cores das roupas influenciam no ambiente de trabalho

Enxergar e admirar as cores presentes na natureza é uma das grandes dádivas que somente a visão humana pode oferecer. Melhor do que isso ainda, é poder sentir o estímulo que cada cor proporciona em nosso cérebro, fato que tem se tornado objeto de estudo para muitas pesquisas no mundo da psicologia e das artes.
Não é de hoje que pesquisadores afirmam que as cores podem influenciar no campo vibratório do nosso corpo e fazer com que nosso cérebro reaja de maneira diferente a cada estímulo. Levando em consideração que cada cor emite uma certa quantidade de ondas eletromagnéticas, nosso olho capta essas informações e transforma em energia emocional para o cérebro, podendo influenciar de forma positiva ou negativa em nosso comportamento, o que afeta diretamente em nossas ações.
No ambiente de trabalho, isso não é diferente. Tanto as cores da decoração quanto as cores das roupas dos colaboradores podem fazer com que a pessoa trabalhe muito bem e tenha um bom rendimento ou reaja de forma totalmente contrária. Por isso, é muito importante que o gestor ou o profissional responsável pelo marketing interno da empresa saiba escolher as cores dos uniformes com muita cautela.
Veja abaixo um pouco mais sobre cada cor e como elas influenciam no comportamento:
Branco
A cor branca está fortemente associada com a paz, limpeza, pureza e seriedade. Não é à toa que é utilizada com frequência nos uniformes profissionais da área da saúde, pois transmite calma e esperança para os pacientes.

Preto
O preto é uma cor que possui diversos significados. No ambiente de trabalho, transmite seriedade, confiança e formalidade, sendo a cor mais utilizada por executivos e profissionais da área jurídica (gravata preta, terno preto).
Cinza
O cinza é um meio tom entre o branco e preto. É considerada uma cor neutra e muitas vezes apática, sendo que seu uso exagerado pode deixar o ambiente monótono e depressivo. Deve ser usada alternadamente com cores quentes.
Vermelho
O vermelho é uma das cores que mais estimula nossas emoções. Transmite poder e energia e nos conduz a tomar ações rápidas. No caso dos uniformes profissionais, deve ser usada de forma moderada para não evitar cansaço ou irritação visual.
Verde
Muito utilizada na comunicação visual como sinalizador de ação favorável (sinal verde do semáforo, botões de confirmação, etc), a cor verde transmite confiança, segurança e otimismo, podendo ajudar no estímulo da criatividade.
Amarelo
Representa felicidade e energia. É uma das únicas cores que permite ser vista a longas distâncias, o que explica seu uso em placas de trânsito. No ambiente de trabalho, ajuda na motivação e no estímulo da criatividade.
Azul
O azul é uma cor que está fortemente associada com a tranquilidade e a estabilidade. Seu uso em uniformes profissionais, tanto em pouca quantidade como em excesso, não gera desconforto visual e ainda promove um efeito calmante.
A possibilidade de cores para os uniformes profissionais é bastante ampla e deve ser feita com muito cuidado. Optar por apenas uma entre muitas opções pode ser um desafio. Na hora de escolher a empresa responsável pela confecção dos uniformes para sua empresa, opte por Unifors Uniformes Profissionais! Somos referência em uniformes para empresas em Curitiba e Região, apresentando sempre ao mercado produtos de altíssima qualidade e totalmente personalizados para o seu negócio.

Share this post